Behind The Scenes



Eu sempre me perguntei como os artistas costumam guardar seus trabalhos, mais específicamente quadrinhistas, os independentes, que têm controle total da sua produção, precisando portanto organizar tudo muito bem.

Com o tempo eu fui precisando me ajeitar nesse sentido, quanto mais projetos eu tomasse parte, melhor deveria ser o meu esquema de armazenamento.

Então como uma simples curiosidade, estou postanto aqui hoje um print screen da minha pasta de HQs no meu computador.

A princípio, eu tenho uma pasta geral pra guardar todas as minhas tranqueiras, músicas, trabalhos de faculdade, trabalhos variados, referências e etc, são várias e várias pastas, e uma delas é intitulada simplesmente como HQ.

Minha pasta HQ é exatamente essa aí logo acima, eu divido os materiais por título do projeto, lá dentro está tudo relacionado a ele que eu preciso utilizar, normalmente essas pastas possuem trocentas subpastas, tudo dividindo o que precisa ser dividido, como roteiros, thumbnails, páginas a lápis, páginas arte-finalizadas, referências e assim por diante.

Com o tempo a gente vai pegando umas manhas, e depois de tanto me perder nas minhas próprias cagadas eu fui me resolvendo, dividindo e classificando da forma mais prática possível, e uma delas eu fiz recentemente, que é essa classificação entre parênteses na frente de cada uma das pastas, esses parênteses me ajudam a ter um controle melhor das minhas coisas e o que precisa ser feito com mais urgência, pra isso eu defino o status do projeto e de que tipo ele é, os status são basicamente "em espera", que serve pra eu saber quais foram os projetos engavetados por ora e que ficaram em aberto pra uma retomada assim que possível, "em andamento" que são as prioridades no momento, normalmente são histórias com prazo em que não estou trabalhando somente pra mim, outras pessoas esperam pra aprovar alguns dos estágios de produção, e por fim "concluída" que obviamente indica os projetos que já não precisam de mais nada, ou já foram aprovados e esperam pelo seu lançamento, ou simplesmente já foram lançados. Quem conhece nossos trabalhos deve reconhecer alguns dos títulos nessa pasta e entende melhor o que eu quero dizer.

Por fim, tem a última pasta "Arquivos de Apoio", onde eu guardo tudo relacionado ao trabalho em geral, sem um projeto específico, como fontes e programas específicos pra facilitar o trabalho.

Bom, por enquanto é isso, tenho mais umas coisas pra terminar, portanto é voltar pra prancheta, mas nos próximos dias eu tenho umas coisinhas novas pra incorporar ao blog, o que aliás já começou por esse novo "header" aí em cima, logo logo ele vai trazer umas novidades junto.

Ouvindo: Monster Magnet - See You In Hell

4 Responses to “Behind The Scenes”

  1. # Anonymous Anônimo

    Putz, guardo tudo quase do mesmo jeito. A única diferença é que não coloco o que tá concluído ou não.

    Boa idéia. =D

    E pois é: teremos FIQ esse ano, se a prefeitura de BH não ferrar tudo. Já estou separando a grana.  

  2. # Anonymous Anônimo

    Passando pela net te achei, legal o seu blog. Qto ao post, organização é mesmo tudo,e essa dica dos parênteses eu vou aproveitar...hehehe....é uma ótima idéia..

    Valew  

  3. # Blogger Cadu Simões

    Pô! Eu queria ter esse nível de organização. Ultimamente tem tido dificuldade de achar meus roteiros e rascunhos de histórias.  

  4. # Blogger João Paulo (GaMbÉ)

    Quem produz tem que armazenar, o bom no caso de arquivos digitais é pq nao ocupa tanto espaço como produzir coisa nao digitais...  

Postar um comentário


Web Filosofia Ilustrada

Contato:
felipe@felipecunha.com

Quarto Mundo


RSS
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Illustration / Ilustração. Make your own badge here.


© 2007 Filosofia Ilustrada | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
First Aid and Health Information at Medical Health